quarta-feira, 6 de novembro de 2013

WG Sweet WG!



Pra quem não sabe, vim pra Berlim meio que com a cara e a coragem, e só. De início eu tinha feito planos para ficar por umas semanas na casa de uma amiga, mas planos mudam.
Então quando a casa de amigos não era mais uma opção, procurei ainda no Brasil por um lugar para ficar temporariamente no AirBnB - que eu prometo explicar melhor em outro poste - e pensei que uma vez que eu estivesse aqui, acharia facilmente um lugar mais definitivo...Oh, silly me!
No Brasil, quando me mudei para São Paulo, morei um tempo num apartamento alugado pelo meu pai, depois fui morar com queridos amigos, e assim a coisa foi indo...Durante sete anos morei com amigos, namorado, amigos, amigos e assim foi minha vidinha de cigana. Sem grandes dificuldades de achar um lugar, sempre tinha alguém pra ajudar e até mesmo emprestar uma cama. Aqui não é exatamente assim, primeiro porque eu não conhecia uma viva alma, e segundo porque achar um quarto num WG - flat dividido por estudantes - em tempos onde o FUCKING PLANETA INTEIRO está tentando vir morar/estudar/trabalhar em Berlim, faz essa tarefa se tornar um verdadeiro challenge, mas como diria o muso Barney Stinson: CHALLENGE ACCEPTED!
Aí então eu fui lá e me inscrevi em vários sites para achar meu tão sonhado cantinho cherooouuuuso, no EasyWG e WG-Gesucht entre outros,  além de acessar religiosamente o Craiglist, cheguei a mandar mais de cem emails em um dia, todos ressaltando minhas qualidades brasileiras, you know, dizendo que era supeeeer amigável, limpinha e curtia cozinhar e uns bons drinque.
No WG-Gesucht você ainda pode fazer seu perfil com foto e tudo, então as gents que quer dividir e tem apartamento também pode mandar os email tudo pra você, e você pode escolher procurar por localidade, claro que quanto melhor o bairro, como Prenzlauer Berg, Kreuzberg, Friedrichshain, Mitte e Neukölln, maior a concorrência e procura e os preços dos aluguéis variam bastante, geralmente de 300 a 600 euros, fora o caução, ou uma grana de depósito de segurança que você tem que pagar no momento que se muda.
Recebi uma tonelada de respostas, lia tudo e tentava separar, e claaaaro tinha os golpe tudo, gente que manda email pra você com fotos de apartamentos incríveis por preços legais, e aí quando você responde, eles dizem que infelizmente não estão em Berlim - geralmente dizem que estão na Inglaterra - e que você não vai poder ver o apartamento, mas que é só você depositar uma grana do aluguel e pronto eles mandam a chave pra você por correio. Aham, tá bão, neguim, só brasileira mas não sô burra, não...Naici na malandrageee...
Aí tem as respostas verdadeiras, e você pensa que é simplesmente ir lá e assinar os contrato tudo e pronto cê tá dentro! Not quite yet! Geralmente eles te chamam para uma entrevista com a galera que mora lá, ou ainda te convidam para um WG Meeting, tipo uma festinha pra todos os interessados no quarto de uma vez, tentando conversar por cinco minutos com um dos donos da casa entre uma cerveja e outra, ou entre um italiano e outro - tem montes de estudantes italianos aqui.
Logo no primeiro dia de visitas recebi um não lindo de um dos apartamentos que eu mais gostei, e foi, confesso, de cortar o coração, até chorei. Mas a vida e as visitas continuam.
Fui num apartamento gigante e sujo - meldelsdocel como fedia - onde o "quarto" em questão era num buraco na parede entre um andar e outro. Estive num outro que os quartos eram divididos por lençois. Em outro o cara, que era na verdade dono de prédios e alugava os flats somente para estudantes de fora, ficou a maior parte do tempo falando como detestava tatuados, gays, judeus, turcos e gente pobre, tive que ficar me controlando para não esbofetear o cara.
Teve um que o cara disse que eu só poderia morar lá se fosse vegan e adepta de nudismo. Não posso esquecer, claro da vez que fui na casa desse cara estranho, um legítimo acumulador, mal dava para passar pela porta, ele não tinha dentes, e juro que devia ter algo morto lá há muito tempo, porque fedia carniça.
E por fim, o meu preferido, em Neukölln, eu fui ver esse flat que eu nem passei da escada, porque o dono do lugar estava me esperando na porta de toalha amarrada na cintura e nada mássss, dizendo que  eu estava convidada para tomar um banho com ele, e que se aceitasse dormir com ele no quarto, e me divertir de vez em quando, eu nem precisava pagar aluguel...Well, por mais que eu ache a imagem de um senhor de idade seminu muito apelativa, eu desci as escadas e risquei o endereço da minha lista.
Visitei muitos lugares legais também, com muita gente daora, mas o caso é que, fui eu e mais setenta pessoas, e recebia não atrás de não, e muitas vezes nem resposta recebi. Teve vezes que eu tive certeza que o quarto era meu, visitei esse lugar incrível em Friedrichshain, onde moravam dois argentinos que falavam português, jantei com eles, tomamos vinho, contei minha vida, e nunca nem recebi uma mensagem dizendo "escolhemos outra pessoa".
Foi assim durante duas semanas, e um dos últimos apartamentos que visitei, também em Friedrichshain, eu já estava sem esperanças. Dois alemães estudantes de arte, o quarto era pequeno mas bonitinho, preço dentro do meu limite, locazição ótima perto de várias estações de UBahn e SBahn, mas eles estavam agindo como se nem fosse rolar. Então imagina a minha surpresa quando recebi um email dizendo que o quarto era meu! Bom pelo menos por dois meses, mas ainda é meu!
Estou me mudando pra lá sexta feira e não vejo a hora de poder finalmente tirar minhas coisas da mala e ter uma gaveta no banheiro.
Mas como eles não alugam por long term - longo prazo - só por contratos pequenos de dois ou três meses, logo mais tou eu por aí de novo na busca eterna pela WG doce WG.
Liebe Grüße
Xu
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário