terça-feira, 4 de novembro de 2014

Berlin, A Capital Internacional do Desapego e as Dificuldades de se Livrar da Make Salvadora de Todo Dia.


Faz um ano que moro em Berlin, e tanta coisa eu aprendi, mas uma das coisas mais difíceis sem dúvida, é aprender a arte delicada do desapego com a aparência.
Sim, Berlin é a Capital Internacional do Desapego, não oficialmente, mas deveria ser.
As pessoas simplesmente não ligam para nada superficial, e sinceramente enquanto brasileira, isso tem se tornado uma lição difícil de penetrar na minha cabeça dura e ansiosa que costuma a pensar demais na opinião alheia.
Sim, eu tenho essa cara-carapuça que veio equipada com bitch-face crônica, que pode sim dar a impressão de que eu estou pouco me lixando para a opinião alheia, porém/contudo/entretanto/todavia, anos de bullying fizeram com que eu tivesse uma auto-confiança e auto-estima praticamente nulas.
Passe anos no colégio ouvindo que você é muito isso ou muito aquilo, estranha, esquisita, e sei-lá-mais-oquê, e você começa a acreditar nessas "verdades alheias" muito mais facilmente que coisas positivas, que são geralmente raras de serem ouvidas durante infância e adolescência. Sim, crianças são terrivelmente honestas e brutais umas com as outras.
Fiquei com uma obsessão por cheiro, tomo dois banhos por dia, tenho três shampoos, óleos corporais, sabonetes e cremes para diferentes áreas do corpo, desodorantes e perfumes, tudo porque uma vez depois da aula de educação física umas coleguinhas disseram que eu fedia. Podia sair de casa de pijamas, mas minha make estava sempre impecável, blush Emilia style para não parecer o fantasma branquelo que meus coleguinhas sempre insistiram em dizer que eu era, unhas sempre feitas e aquela preocupação de sempre estar apresentável para tudo e todos.
Aí você vai pra um lugar onde o povo está cagando e andando para não acumular em pilhas pra tudo isso... Não, não é verdade, eles se importam o suficiente para te dizer que não é saudável.
Na primeira WG que morei, os meninos conversaram comigo mais de uma vez sobre como tomar tantos banhos por dia não podia ser bom para a pele.
Moro agora em uma nova WG, em Charlottenburg, lado oeste de Berlin, que eu carinhosamente chamo  de Morro da Carlinha, mas que tá mais pra Perdizes Berlinense. Nesta WG, eu moro com mais quatro pessoas dois meninos e duas meninas. E eles são lindos, pessoas lindas por dentro e por fora que eu estou amando mais dia após dia, e as meninas são duas bonecas que nunca estão maquiadas, não usam secador de cabelo e/ou qualquer produto capilar além do shampoo. No que diz respeito aos meninos, um deles é como se fosse meu irmãozinho mais novo, ele é um jovenzinho muito bonito, cabelos impecáveis, dentes perfeitos, e coração de ouro, e outro dia ele me conta que nem shampoo usa, só lava os cabelos com shampoo uma vez por mês quando corta o cabelo, e evita usar pasta de dentes porque acredita que estraga o esmalte dos dentes.
E adivinha...ninguém liga.
Vai pra rua, vai pra balada, as meninas estão usando a mesma roupa, os cabelos curtos ou amarrados num coque simples no alto da cabeça, cara lavada e sem salto alto. Tem clubs que se você estiver produzida nem entra, não passa da fila.
Como lidar com todo esse clima de beleza natural quando M.A.C e DM estão aqui para me fazer ser uma "versão diariamente photoshopada de mim mesma"? Eu não sei, amigue, é difícil! E eu juro pela minha coleção de esmaltes que tento não ser superficial, porque quando o assunto é outrem, eu juro que definitivamente aparência é algo que eu não julgo mesmo, mas quando diz respeito à mim, de novo, eu não posso não experimentar de novo cinco vestidos antes de sair ou encher minha face de delineador e batom vermelho.
Depois de um ano estou começando a melhorar, sábado saí usando só uma camiseta velha como vestido, lápis de olho e um rabo de cavalo, e  olha só que evolução: não uso make desde então! Mas ninguém me separa dos meus sais cheirosos de banho, ainda vai demorar pra eu desapegar deles.

Liebe Grüße
Xu