quinta-feira, 24 de abril de 2014

Ficando doente em Berlin/Sistema de Saúde/Os médico natureba tudo.

  E aí que quem me conhece sabe que eu sou uma pessoa de sorte, que nunca cai e/ou nunca fica doente. Mas mesmo gente super elegante que nunca caiu sozinha na rua porque estava caminhando e comendo batata frita ao mesmo tempo precisa de um seguro médico para viver legalmente nas Alemanha tudo.
Quando um(a) brasileiro(a) viaja para Europa como turista, para entrar em território europeu é necessário que você tenha um seguro que pode ser facilmente adquirido em agências de viagens ou mesmo através do seu banco/cartão de crédito.
Passados os 90 dias em que todo brasileiro é considerado turista e tem livre transito pelos países da União Européia, você deve fazer uma entrevista com o Ausländerbehörde, ou seja o local de registro de estrangeiros na sua cidade, solicitando um visto de acordo com o motivo para a sua permanência, e para tanto você precisa provar que tem uma conta bancária alemã, um endereço registrado alemão, ou o Anmeldung, um motivo para sua permanência (estudos, trabalho, pesquisa, família, etc), e um seguro ou convênio médico com cobertura no território alemão.
Eu tentei comprar um seguro brasileiro, mas eles são absurdamente caros a longo prazo, portanto decidi procurar um convênio alemão e achei um bem bom e barato para estudantes pobres como eu, o Mawista.
Esse plano tem uma boa cobertura de emergência para hospitais perto da minha casa, e encontrei nele bons profissionais que falam inglês e que me trataram super bem - tentar explicar cólica renal no meio de uma crise em alemão não é a coisa mais fácil do mundo, então ter alguém que fala inglês/espanhol no corpo médico é sempre um plus.
Aqui na Alemanha nada é vendido sem prescrição médica, nem mesmo anticoncepcionais, e às vezes eles não aceitam prescrição de outros países, por isso tive que achar médicos de confiança para as áreas de ginecologia, urologia (devido às frequentes crises renais) e  otorrinolaringologia (sinusites e amigdalites frequentes).
O gineco foi fácil, entrei em fóruns online e achei horrores de estrangeiras procurando/indicando esse médico, que realmente é ótimo, e super compreensivo. Mas mesmo assim achei super estranho quando na primeira consulta me foi solicitado que eu fizesse xixi num copinho para confirmar se eu não estava mesmo grávida, antes da prescrição de um anticoncepcional. Quando falei do método que usava no Brasil, ele me explicou que na Alemanha esse é o método mais caro, e me deu outras opções de acordo com as minhas necessidades.
O urologista eu encontrei na emergência, tive um caso de pedras e infecção renal, e esse médico me foi indicado por um plantonista no hospital, ele é ótimo e super adepto de tratamentos "natureba", antibióticos e processos invasivos somente em casos extremos, trabalha com medicação e com acompanhamento em mudança de estilo de vida, coletou algumas das minhas pedras, examinou a sua formação e fez uma série de recomedações de estilo de vida e alimentação não só para o tratamento do problema, mas para que diminuisse a probabilidade de retorno. E foi ele que me indicou a otorrino, depois de um mês tomando os cuidados que meu uro me passou, eu tive duas semanas intensas, stress+tristeza para mim significam queda na imunidade que leva a severa amigdalite. Com febre alta e medo de tomar mais antibióticos por conta dos meus rins que ainda estão em tratamento, liguei para o meu uro e ele me indicou uma amiga otorrino que também trabalha com a mesma filosofia, e estou pela primeira vez na vida antibióticos free numa amigdalite. Percebi conversando com ela, que é um procedimento comum aqui na Alemanha, e depois de parar e botar a caixola para funcionar um pouquinho, realmente percebe-se isso também pela maneira como os próprios alemães vivem suas vidas, sempre praticando esportes, e buscando alimentação/vida mais saudável, o que no Brasil não é tão disseminado, infelizmente, se eu contar quantas vezes fui no Samaritano em São Paulo e voltei pra casa com mais de cem reais em antibióticos por conta de infecções....Vixe.
Não é fácil mudar de vida, e não é fácil se privar de coisas que você gosta, mas entender que aquilo vai de alguma forma contribuir para você ter mais qualidade de vida, faz um mês sem carne vermelha, ou tomar chá de gengibre valer a pena.
Liebe Grüße
Xu